Reclamações e devoluções



Conscientes do impacto que tem nos nossos clientes a metodologia aplicada pelo Grupo B&M no tratamento das reclamações/devoluções e certos que a mesma, se pode tornar num fator diferencial competitivo na satisfação e fidelização dos nossos clientes, estarmos disponíveis:


 


CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA 

As condições gerais de venda adiante definidas aplicam-se a todas as transações comerciais entre a Barros & Moreira, detentora da marca registada CTESI, e doravante designada por CTESI e os seus Clientes, as quais são consideradas aceites a partir do momento em que remete uma encomenda à CTESI.  


ENCOMENDAS E CATÁLOGOS 

Só serão consideradas as encomendas que sejam efetuadas por email, através do nosso gestor comercial ou no nosso site. 

As encomendas registadas não podem ser canceladas ou alteradas 48h após a receção, em artigos especiais. 

A CTESI reserva o direito de anular ou reter encomendas pendentes em caso de incumprimento por parte do Cliente. 

Quando se trate de artigos especiais e/ou personalizados, o Cliente compromete-se em fornecer à CTESI todos os elementos necessários à boa e correta execução da encomenda. 

As indicações nos nossos catálogos são meramente orientativas e nunca vinculativas. As cores apresentadas nos catálogos podem variar da realidade, devido às variações de impressão e uso do catálogo. A CTESI reserva-se o direito de em qualquer momento e sem aviso prévio proceder à alteração de materiais, cores e/ou especificações descritas.   


PRAZOS 

 A confirmação da encomenda e prazos de entrega são sempre em função da disponibilidade de stock. Não é passível qualquer tipo de indemnização ao Cliente, devido a atrasos na entrega de encomendas por rutura de stock. 

Os atrasos de entrega que, por motivo alheio à sua vontade ou de força maior, não permitam à CTESI dar satisfação aos prazos acordados, não são justificativos para a anulação da encomenda por parte do Cliente.  


ENTREGAS 

A mercadoria considera-se entregue ao Cliente após a descarga nas suas instalações ou local indicado por ele e a assinatura de confirmação da sua boa receção na respetiva Guia de Remessa,  Guia de Transporte, ou qualquer outro documento válido que acompanhe a mercadoria. 

O Cliente ao receber a mercadoria deverá verificar se esta possui eventuais danos resultantes do transporte, anotando a anomalia no respetivo documento e informando de imediato, por escrito, a CTESI. 

Se tal procedimento não for cumprido, a mercadoria é considerada entregue em perfeitas condições e não poderá ser imputado à CTESI qualquer tipo de responsabilidades ou pedidos de indemnização. 

O carimbo, “sujeito a verificação” ou “sujeito a conferência”, não é válido em caso de reclamação, devolução. As entregas poderão ser satisfeitas por entregas parciais.  


PREÇOS 

Os preços praticados serão os constantes da Tabela de Preços em vigor e são válidos salvo erro tipográfico. Todas as vendas estão sujeitas à taxa legal do IVA em vigor. A Tabela de preços pode ser atualizada sem aviso prévio.     




CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 

As condições de pagamento e os descontos financeiros, se aplicáveis, serão acordadas entre a CTESI e cada Cliente. 

Todas as faturas terão de ser liquidadas dentro dos prazos, salvo prévio acordo escrito e a mercadoria fornecida é da propriedade da CTESI até ao pagamento integral do valor da fatura, por parte do Cliente. 

A eventual existência de situações pendentes não será aceite, em nenhum caso, como justificação para o não cumprimento dos prazos de pagamento de qualquer fatura. 


RECLAMAÇÕES 

Todas as reclamações deverão ser apresentadas por escrito no prazo de 10 dias imediatos a contar da data de entrega da mercadoria. 

As reclamações só serão aceites após a análise e o aval positivo do nosso Serviço Pós-Venda. A CTESI só é responsável pela reparação ou reposição por troca, em última análise, de produto igual ou similar, em caso de produtos descontinuados. 

Não serão consideradas as reclamações que não sejam acompanhadas pela cópia da fatura ou documento do Cliente. 

Não serão consideradas reclamações de produtos em que tenham sido introduzidas modificações pelo Cliente. 

Em caso negativo, e o material se encontre nas nossas instalações em condições de ser comercializado, o Cliente tem 10 dias, para recolher o respetivo material, a contar da data da nossa comunicação. 


DEVOLUÇÕES   

Não serão aceites devoluções comerciais. 

Não serão aceites devoluções de produtos que tenham marcas de uso, sujidade, danos ou qualquer outro sinal que o desvalorize ou que indique negligência por parte do Cliente. 

Não serão consideradas devoluções em que tenham sido introduzidas modificações pelo Cliente. 


Todas as devoluções que possam suceder estão sujeitas à nossa prévia aprovação por escrito. As devoluções aceites podem estar sujeitas a gastos com a receção, inspeção, testes e desvalorização. 

Quando o Cliente pretender fazer uma devolução deverá ter em conta que a mercadoria viaja por sua conta e risco, a quem compete a responsabilidade pelo seguro respetivo. Esta é uma responsabilidade do Cliente à qual a CTESI se iliba de responsabilidade em caso de dano, extravio ou roubo. 

Todas as peças que sejam enviadas para devolução devem estar devidamente embaladas e protegidas, com preferência pela embalagem original, de forma a prevenir qualquer dano que possa proceder do seu transporte e estarem acompanhados dos manuais, acessórios e/ou softwares, caso seja aplicável. 


GARANTIAS 

Os produtos apresentados nos nossos catálogos têm uma garantia de 3 anos, a partir da data da fatura. À exceção dos seguintes produtos: Autoclismos interiores – 10 anos e Torneiras – 5 anos, não sendo abrangidos os modelos com acabamento em cor, bem como os modelos termostáticos, eletrónicos e os complementos de torneiras (chuveiros, rampas, colunas de duche, bichas flexíveis, etc.) que têm os 3 anos. 


Para efeitos da Garantia referida não são considerados quando se verifiquem as seguintes situações: 


  • Produtos em que tenham sido introduzidas modificações pelo Cliente e situações decorrentes de utilização negligente, instalação incorreta, manutenção deficiente ou motivo de causa maior. 
  • Produtos fornecidos por terceiros não incorporados em produtos fornecidos pela CTESI. 


As garantias incluem a total ou parcial substituição do produto em caso de avaria, desde que esta seja devido a defeito de fabrico. Para efeitos de aplicação da garantia é necessário a aceitação do defeito do produto por parte do nosso Serviço Pós-Venda. 

Qualquer pedido de substituição de peças durante a garantia, deverá obrigatoriamente cumprir os seguintes pontos: apresentação da fatura original e devolução da peça original, acompanhada pelo certificado enviado com o produto devidamente preenchido, caso contrário considera-se excluída a possibilidade de reparação e/ou reposição do mesmo.


As garantias excluem da nossa responsabilidade de fabricante, os custos de novas instalações bem como a substituição de peças por desgaste. 


JURISDIÇÃO 

Em caso de litígio com a CTESI, o foro competente é o da Comarca das Caldas da Rainha. 

No caso de as condições acima estabelecidas não serem cumpridas, a CTESI reserva o direito de tomar as medidas convenientes. 

As presentes condições entram em vigor a 01 de março de 2021 e prevalecem sobre quaisquer condições gerais do Cliente, anulando e substituindo as que anteriormente vigoravam. Este documento poderá ser alterado sem aviso prévio.   


ADVERTÊNCIAS 

Reservamo-nos ao direito de proceder a qualquer alteração sem qualquer aviso prévio, nos preços, materiais e especificações descritas. Os preços apresentados anulam os anteriores, e são válidos salvo erro tipográfico. 


As medidas apresentadas são a título orientativo, assim como as cores apresentadas neste catálogo podem variar da realidade, devido às variações de impressão.